Foto: Pedro Piegas (Diário)
Vitrines da literatura, as livrarias santa-marienses participam do projeto Viva os Livros que, além de comemorar os 163 anos do município, funciona como incentivo para movimentar a venda de obras escritas na cidade, enquanto não chega a nova edição da Feira do Livro, que deve ocorrer no segundo semestre.
Santa Maria celebra 163 anos com projeto Viva os Livros
Nesta matéria, o Diário fala sobre a livraria Anaterra, que desde 2007 está aberta ao público, com uma relação afinada com a academia.– Nosso material não é muito popular, é mais para o público acadêmico. Muitos professores nos indicam a alunos que estão fazendo TCC, mestrado ou doutorado – explica a proprietário, Josmar Borges, 58 anos, que, ao receber a solicitação, encarrega-se de buscar bibliografia dentro da temática pedida.
Com comércio de livros novos e usados, as prateleiras são recheadas de conteúdos das áreas de Ciências Humanas, como filosofia, sociologia, história, geografia, ambiental, botânica, teoria e filosofia do direito, teses de importantes juristas internacionais, saúde básica e ciências rurais.
TRAJETÓRIAJosmar, assim como Vanderleia Valente da Rosa, também proprietária da livraria, já trabalhava com livros, mas muito adiou o sonho de ter um ponto próprio de venda:– Para mim, foi marcante adquirir um ponto comercial e abrir ao público. Um momento importante foi também quando começamos a editar livros, e o livro Os Viajantes Olham Porto Alegre foi premiado no Prêmio Açorianos em 2005, inclusive concorrendo ao lado de Luis Fernando Veríssimo. Para mim todo dia que trabalho com livro é importante, eu adoro.
VÍDEO + FOTOS: com literatura até nas paredes, livraria aposta em ambiente e acervo
E foi o amor pelos livros que manteve viva a esperança de dias melhores, mesmo em meio à pandemia.– Sobrevivemos. Acho o que nos salvou foi a venda pela a internet, que antes significava um terço das nossas vendas, e na pandemia foi para o Brasil todo. Vendemos pela Estante Virtual e pelo WhatsApp e trabalhamos com dinheiro e cartão – explica Vanderleia.
VÍDEO + FOTOS: há 40 anos, associação promove acesso aos livros e a cultura
Para Josmar, ler e escrever é muito importante. Desde livros e demais leituras impressas, até as leituras pela internet. O importante mesmo é encontrar um tema ou assunto, que mantenha o interesse em ler cada vez mais:– Isso é algo que eu, pessoalmente, fiz e faço, e acredito nisso. Também acho que existe uma seleção de leitura, aos poucos o bom leitor vai selecionando o que ler, a grande sacada do leitor é ele progredir na leitura, ele não pode ficar em um círculo vicioso, se não nunca sai daquela literatura básica.
VIVA OS LIVROSDe 10 a 29 de maio, durante o projeto Viva os Livros, a Livraria Ana Terra irá oferecer descontos de 10 a 50%. Para encomendar o seu livro favorito, basta entrar em contato pelo telefone (55) 3226-4016 ou pelas redes sociais, pelo Facebook @anaterralivros